• 3770-011 Bustos, Portugal
  • (+351) 234 751 533
  • argex@argex.pt
Você está aqui: Home \ Portugal 2020

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO


Entidade:
Argex - Argila Expandida, S.A.
Designação do projeto:
035211 Melhoria do posicionamento em mercados internacionais
Objetivo temático:
Reforçar a competitividade das PME
Prioridade de Investimento:
O desenvolvimento e aplicação de modelos empresariais para PME, especialmente no que respeita à internacionalização
Tipologia de Intervenção:
Internacionalização das PME
Programa operacional:
CENTRO
Entidade beneficiária:
Argex S.A.


Data de aprovação:
2018-02-27
Data de início:
2018-02-01
Data de conclusão:
2020-01-31
Custo total elegível:
454.560,00€
Apoio financeiro da União Europeia :
204.552,00€

OBJETIVOS, ATIVIDADES E RESULTADOS ESPERADOS / A ATINGIR

Objetivos:
Este projeto visa criar condições para que a Argex tenha uma atividade sustentada e crescente em mercados internacionais, continuando a trajectória de crescimento dos seus negócios internacionais através de investimentos que lhe permitirão criar vantagens competitivas na exportação de argila expandida, corrigindo os pontos fracos da estratégia até agora seguida, nomeadamente o insuficiente conhecimento de alguns mercados alvo e a diminuta notoriedade em alguns mercados internacionais penetrando em novos mercados e aumentando significativamente a sua quota de mercado nos países onde já está presente.

Atividades:
O projeto de internacionalização da Argex engloba várias tipologias de operações:

1. Conhecimento dos mercados externos, a obter através da participação em feiras internacionais com stand próprio;
2. Ações de prospeção e presença em mercados internacionais incluindo, a realização de viagens de prospecção e de promoção, a organização de eventos de divulgação da marca e dos produtos e a realização de estudos de mercado internacionais para a obtenção de informação sobre os mercados alvo;
3. Marketing internacional, através da aquisição de materiais promocionais diferenciados que englobarão catálogos, folhetos, filmes e vídeos, em diversas línguas e da publicação de artigos ou anúncios em revistas internacionais da especialidade;
4. Presença na Web, com a aquisição de um Portal de negócios e-commerce, de um Channel Marketing e de um Email Marketing, de forma a promover online a empresa e os seus produtos e a realizar transacções por via electrónica;
5. Introdução de novos métodos e metodologias nas práticas comerciais com a contratação de um novo quadro técnico em exclusivo para a gestão de processos e iniciativas de prospecção internacional e a contratação de um novo quadro em exclusivo para a gestão de marketing internacional.

Resultados esperados / a atingir:
1. Aumento sustentado do volume de negócios e da rentabilidade da empresa, com um crescimento do rácio de exportações;
2. Reforço da presença e da notoriedade em mercados internacionais e consolidação da empresa como uma marca de referência no segmento da argila expandida;
3. Reforço das qualificações do quadro de pessoal afecto à gestão e realização de atividades de internacionalização;
4. Consolidação do posicionamento em mercados internacionais onde já detém uma presença considerável, e atuação em novos mercados.