• 3770-011 Bustos, Portugal
  • (+351) 234 751 533
  • argex@argex.pt
Aplicações: Construção
Você está aqui: Home \ Aplicações \ Construção \ Isolamento e Enchimento
Isolamento e enchimento leve
ARGEX® é a solução ideal para um enchimento leve com bom comportamento mecânico, térmico e acústico.
De forma a potenciar as características isolantes deve ser utilizada solta, regada superficialmente com aguada de cimento. É importante a utilização de uma manta em material resiliente na separação entre a betonilha flutuante e a laje.


1.Enchimento e nivelamento com argila expandida ARGEX® seca.


2.Rega superficial com aguada de cimento. Consumo para 10 m²: 40 kg de cimento com cerca de 25 litros de água. Utilizar misturador mecânico de baixa rotação. A consistência deve ser adequada para permitir a rega.


3.Após 24 horas o piso está apto para a colocação da betonilha final.
VANTAGENS:

  • Leveza, reduz substancialmente o peso na estrutura
  • Melhoria térmica e acústica
  • Resistência ao fogo
  • Facilidade de aplicação
  • Secagem rápida
Argex 8-16
SOLUÇÃO SONS AÉREOS SONS DE PERCUSSÃO
Laje aligeirada simples Rw = 45 dB Ln,w = 95 dB
Com betonilha flutuante ARGEX® Rw = 56 dB Ln,w = 57 dB
Ensaios ITECONS

A argila expandida ARGEX® também pode ser utilizada previamente misturada com água e cimento numa betoneira. Para facilitar o processo de mistura, adicionar em primeiro lugar uma parte da água à ARGEX®, em seguida o cimento e a restante água.

Exemplo: Coloque 2 sacos de ARGEX® numa betoneira com 5 litros de água e misture durante alguns minutos. Junto 10 kg de cimento e vá adicionando a restante água (cerca de 5 litros).

Em obras de maior dimensão
Em sótãos
Documentação
Este sistema caracteriza-se pela facilidade de execução de enchimentos em betão leve bombeado. A bombagem para o local da aplicação é efetuada por um camião cisterna equipado com sistema de bombagem, durante a aplicação é adicionado o aglutinante. O nivelamento efetua-se com rodo e régua de alumínio para melhor regularização.


A ARGEX® é bombeada diretamente para o local de aplicação a partir do camião cisterna.


Paralelamente o aglutinante é misturado e bombeado por meio de uma máquina adequada, sendo misturados à saída da mangueira, num dispositivo próprio.


O betão leve deverá ser regularizado e nivelado de forma habitual. Aconselha-se esperar 24 a 48 horas antes da colocação dos materiais complementares (betonilhas ou outros).

Como melhorar o isolamento térmico da última laje?

Na construção ou reabilitação de um edifício, uma maneira rápida, eficaz e económica de conseguir um bom isolamento térmico da última laje é com a aplicação de argila expandida ARGEX®. Este produto 100% natural não sobrecarga a estrutura, ajuda a regular a humidade e melhora a eficiência térmica e acústica dos edifícios, o que permite uma redução dos consumos energéticos.

A argila expandida ARGEX® pode ser aplicada solta ou em sacos.


Para aplicar solta, basta espalhar de forma uniforme a argila expandida ARGEX® pela superfície.


Para aplicação em sacos, deve-se revestir toda a superfície com sacos de ARGEX®, bem acondicionados uns aos outros. No fim, preencher os espaços vazios com ARGEX® solta.


Se pretender circular regularmente neste espaço, poderá colocar directamente sobre a argila expandida ARGEX® pranchas ou outro tipo de suporte.

VANTAGENS:
  • Isolante térmico e acústico do desvão
  • Colocação fácil e de baixo custo
  • Não é tóxico nem cancerígeno
  • Não atacável por roedores ou insectos
  • Não envelhece nem produz gases, na aplicação nem ao longo da vida



Aumentar a drenagem dos solos e aligeirar as sobrecargas em torno da estrutura.
A argila expandida ARGEX® possui excelentes propriedades de drenagem, evitando que a humidade se infiltre na construção. Diminui a pressão dos solos sobre a parede de caves e evita o abatimento dos passeios em volta do edifício.

Possibilita uma estabilidade melhorada, assentamentos reduzidos, isolamento excecional e compensação da sub-base.
Sabia que pode usar argila expandida ARGEX® diretamente nos pisos térreos?
As propriedades de impermeabilização, drenagem e isolamento da argila expandida ARGEX® permitem que esta seja aplicada diretamente com contacto com o solo. A argila expandida ARGEX® possibilita um bom isolamento térmico e promove a redução substancial de eventuais condensações e humidades nos edifícios.

Para reduzir a perda de calor para o solo, deve-se duplicar a espessura da argila expandida ARGEX® perto das paredes do perímetro.