• 3770-011 Bustos, Portugal
  • (+351) 234 751 533
  • argex@argex.pt
Granulometria: ARGEX® 8-16
Você está aqui: Home \ Produto \ ARGEX® 8-16
ARGEX® 8-16

Descrição

A ARGEX® 8-16 é um agregado leve de argila que é expandida em forno rotativo a 1200°C. É um produto natural, leve, resistente, incombustível, não inflamável e inalterável com o tempo.

Campo de aplicação

Soluções de enchimento com bom comportamento térmico e acústico, tais como regularização e isolamento de pavimentos em edifícios, camada de forma em coberturas e enchimento de caixas-de ar de paredes duplas. As propriedades mecânicas e físicas do agregado, tornam-no indicado para aplicação em obras de geotecnia, agricultura e paisagismo, nomeadamente drenagem, aterros, floreiras e coberturas ajardinadas.
ARGEX® 8-16 Valor declarado Unidades
Classes granulométricas reais 8,0 - 16,0 mm
Densidade aparente seca (Baridade) 274 (±15%) kg/m³
Superfícies esmagadas e partidas 12 (% massa)
Resistência ao esmagamento (± 10%) 1,3 MPa
Condutibilidade térmica 0,10 (W/m.°C)
Absorção de água 22,8 (% massa seca)
Resistência ao fogo Incombustível Euro Classe A1 -

Recomendações de aplicação

A ARGEX® pode ser utilizada solta, regada com aguada de cimento ou como agregado leve de um betão com dosagem estudada. Na execução de betonilhas ou betões, efectuar a mistura com apenas 2/3 da água prevista, juntando a restante no final, para prevenir que o excesso de água provoque a flutuação da ARGEX®.

Modo de fornecimento

A ARGEX® 8-16 encontra-se disponível em sacos de 50 litros e embalagens de 1,5 m³ e de 3,0 m³. Também pode ser fornecida a granel com carga em fábrica a partir de silo para camião, ou camião cisterna. O volume considerado é o volume aparente, não comprimido, na fábrica.

Transporte e armazenagem

Durante o transporte e/ou a armazenagem podem ocorrer segregação de finos, alterações no teor de humidade e diminuição de volume aparente devido ao rearranjo do material, à semelhança de outros inertes tais como areia e brita.

Higiene e segurança

Produto inerte, não representa perigo para a saúde nem para o ambiente. Em algumas aplicações podem ocorrer a formação de poeiras pelo que é conveniente a utilização de máscara de protecção.